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 Poderes Alternativos Dinâmicos: A Polêmica

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Ferraro
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MensagemAssunto: Poderes Alternativos Dinâmicos: A Polêmica   Poderes Alternativos Dinâmicos: A Polêmica EmptySex Jul 30, 2010 10:37 am

Aqui vou postar um post do Forum da Editora Jambô, responsável pela tradução e venda de Mutante e Malfeitores, do Forum Nacional Oficial de M&M:

Citação :
Para facilitar a vida de todos, estou traduzindo um tópico do fórum oficial onde responderam minha pergunta quanto a poderes alternativos e repertórios (como descritos no Ultimate Power). Cortesia do usuário, Delemental.

Vou por a regra de Repertório inteira - talvez mais detalhe do que necessário, mas tenho certeza de que você não é o único com este problema.

Se você está usando o Ultimate Power, ajuda não pensar em Repertório como um poder, mas sim uma estrutura - uma maneira de organizar um grupo de poderes. De fato, está categorizado como uma no UP. Só porque tem graduações não quer dizer que seja um poder. Se você realmente observar, o Repertório nas regras Básicas e o Repertório no UP fazem a mesma coisa - cada um tem um poder base, cada um custa 2 por graduação - UP apenas lhe dá mais flexibilidade na hora de escolher o poder base.

Por questões de clareza, vamos usar um repertório completamente variado como exemplo.

As graduações que você compra em Repertório determinam o quão grande é a quantidade de pontos que você tem pra usar. Cada graduação de Repertório custa 2 pontos e lhe dá 2 pontos pra usar. Então, digamos que você tem:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10

O qual custou 20 pontos, e nos dá 20 pontos. Você poderia, é claro, aplicar modificadores no Repertório em sí; por exemplo, você poderia dá a Falha Inconstante que reduziria o custo para 1/graduação, embora cada graduação lhe desse 2 pontos. Por agora, vamos ficar só com o Repertório básico.

Cada Repertório tem um poder base - um brinde. De fato, designar um poder particular como base num Repertório realmente não tem efeito algum em jogo além de que você não tem que pagar um ponto se quer por ele. Nesse caso, vamos usar o bom e velho Raio.

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10

Não gastei pontos até agora. Os 20 pontos disponíveis vão comprar 10 graduações de Raio (impedindo quaisquer modificadores). Notem que o seu poder base não precisa ser um poder 2/graduação - Eu poderia ter facilmente feito o poder base ser Insubstancial 4, ou Controle Temporal Continuo em Área por Percepção 2 (basicamente um poder de 10/graduação). Por isso, seu poder base nem precisa ser o mais caro dentro do Repertório, como é o caso das regras do Livro Básico. De fato, o que temos aqui é bem idêntico a 10 graduações de Controle de Energia Cósmica do poder de mesmo nome do Livro Básico.

Agora, um Repertório com um poder é bem ridículo, então vamos adicionar:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10
PA: Campo de Força 10 (Impenetrável)
PA: Vôo 5
PA: Super-Velocidade 4

Três Poderes Alternativos num Repertório, custando 1 cada. Nosso Repertório agora custa 23 pontos, e tem quatro poderes para se escolher. Você pode mudar de um pra outro uma vez por rodada, mas só pode usar um poder por vez.

Agora, você perguntou sobre Dinâmico. Fazer um poder ser Dinâmico custa 1 ponto; até o poder base tem que pagar este ponto. Vamos fazer com que todos sejam Dinâmicos:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)

O que que isso faz, além de aumentar o custo de nosso Repertório para 27? Bem, pense nos pontos de seu Repertório como uma bolsa de 20 bolinhas, e cada poder no Repertório é uma tigela. Com um Repertório normal, você pode mover a bolsa de bolinhas de uma tigela pra outra, mas você tem que mover a bolsa inteira. Mas se você tem um poder Dinâmico, você pode abrir a bolsa e colocar quantas bolinhas quiser dentro daquela tigela e colocar o resto das bolinhas dentro de outras 'tigelas' Dinâmicas. Então, poderiamos por 10 pontos em nosso poder Vôo Dinâmico (que é o quanto ele precisa mesmo), e os outros 10 poderiam ir pra Raio, permitindo nos usar Raio em 5 graduações (já que isso é tudo que 10 pontos compram). Lembre-se que você não pode ignorar Extras e Falhas nos poderes, então se você colocou 10 pontos no Campo de Força, você poderia usar como Campo de Força Impenetrável 5, mas você não pode optar por ignorar o extra Impenetrável e ter um Campo de Força 10.

Note que não é preciso fazer cada poder do seu Repertório ser Dinâmico. Por exemplo, vamos tirar o Dinâmico de Vôo:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)

Agora este Repertório custa 26 pontos. Você ainda pode dividir seus pontos entre Raio, Campo de Força e Super-Velocidade, mas se você usar Vôo, então todos os seus pontos terão que ir pra Vôo. "Mas espere!" Eu ouço você dizer. "Vôo 5 só custa 10 pontos! Por que eu tenho que por todos os meus 20 pontos nele?" Porque um poder não-Dinâmico em um Repertório não compartilha pontos - mesmo que não esteja usando todos os pontos.

Agora, este Repertório está pior do que o ideal - você não pode usar sua ofensa (Raio) e sua defesa (Campo de Força) em força total ao mesmo tempo com somente 20 pontos pra compartilhar. E aqui está a grande vantagem da versão de Repertório do Ultimate Power:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 20
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)

Perceba que embora eu tenha duplicado as graduações do Repertório em sí, as graduações dos poderes no Repertório não mudaram. Este Repertório agora custa 47 pontos (veja que eu restaurei o Dinâmico de Vôo), mas em vez de lhe dar 20 pontos pra usar, agora você tem 40. O que quer dizer que você pode usar Raio e Campo de Força em força total simultâneamente. Ou você poderia usar ambos em 5 graduações, e ainda ter 20 pontos restantes pra colocar em Super-Velocidade e/ou Vôo. A estrutura do Repertório em sí não é sujeita a limites de Nível de Poder, mesmo que os poderes dentro do Repertório o sejam. Pra fazer isso com a regra do livro básico, você teria que aumentar o custo do poder primário - e uma vez que atingisse o máximo de qualquer NP, sua única opção é começar a encher de extras e feitos de poder.

--De novo, agradeço ao Salsa e torno esse tópico fixo para ajudar outros jogadores. No futuro pretendo pegar esta tradução dele e colocar num tópico próprio, com outras dúvidas, para facilitar pesquisa. Com autorização do Salsa, claro.--

Ainda na mesma discussão, Delemental comentou sobre o modificador opcional "Wide" (ou Amplo), um extra de custo +1 do Manual do Malfeitor que é aplicado a um Repertório Dinâmico. O que ele basicamente faz é adicionar 2 pontos por graduação para se gastar no repertório. Então, em vez de fazer isto por 47 pontos:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 20
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)

Você faz isto por 37 points:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10 (Amplo)
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)

O custo do Repertório em sí vai pra 3/graduação, mas agora cada graduação do Repertório lhe dá 4 pontos pra usar (2 pontos base, e 2 do Amplo). Então é mais barato deste jeito do que do jeito que eu fiz antes (comprar mais graduação de Repertório) - e a maioria o considera muito barato. Especialmente quando se considera que assim como está escrito, você pode aplicar Amplo mais de uma vez. Então isto:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10 (Amplo x2)
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)

Lhe custaria 47 pontos, e lhe daria 60 pontos pra brincar. Aterrador, não?

A propósito, o texto de Amplo no Manual do Malfeitor asume que você está usando as regras de Repertório do Livro Básico, não as regras do Ultimate Power (já que o Manual veio antes do Ultimate Power). No livro, diz que você aplica o extra Amplo ao "poder base" do Repertório, e que "Nenhum poder pode ter mais pontos de poder colocados do que o custo total sem o modificado de Amplo". Se você quisesse adaptar isto para a versão do Ultimate Power de Repertórios (a qual eu prefiro vastamente), apenas diga que você não pode colocar mais pontos em um poder do que as graduações do seu Repertório x2.


Se alguém preferir pode ler o post original onde eu faço as perguntas em inglês: http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php?t=28874


FONTE: http://www.jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?t=2721

Para quem quiser acompanhar a discussão é bom mesmo até pq resolve várias dúvidas.
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MensagemAssunto: Re: Poderes Alternativos Dinâmicos: A Polêmica   Poderes Alternativos Dinâmicos: A Polêmica EmptySex Jul 30, 2010 10:43 am

OBSERVAÇÃO:

A parte que fala sobre amplo em poderes alternativos Dinâmicos desconsiderem...ainda não vou liberar pra usarem o Amplo.


OBSERVAÇÃO.

No
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