INVENÇÕES (criando itens e outras coisas)
É uma habilidade semelhante ao poder Dispositivo, porém é uma criação temporária e feita durante o jogo, apesar de se calcular os pontos gastos não exige gasto de pontos por parte do personagem, apenas no caso de querer continuar usando como característica do personagem.
Requisitos: Perícias de conhecimentos e Ofício apropriadas; Feito Inventor;
O inventor define suas características e o custo total de seus pontos, isso vai resultar o tempo necessário para sua construção e determinar os testes para que seja criado o item.
PROJETO
Fórmula: Teste de conhecimento (tecnologia) contra a dificuldade de 10 + o custo em pontos do item.
Tempo: 1 hora para cada ponto usado na invenção.
Se der certo o projeto da invenção está pronto. Pode-se escolher 10 ou 20 (no caso do 20 o tempo para se fazer o projeto é de 20x o normal)
CONSTRUÇÃO
Fórmula: Teste Ofício apropriado (geralmente, eletrônica, mecânica ou química) contra a dificuldade de 10 + o custo em pontos da invenção.
Tempo: 4 horas para cada ponto usado na invenção
Pode ser escolhido 10. O tempo de construção pode ser diminuído pela metade com uma penalidade de -5 em Ofícios.
Caso atingido ou superada a CD a invenção está pronta, erro por 10 ou mais o item ta pronto mas possui defeitos, oras percebido e outras não.
USANDO A INVENÇÃO
Uma invenção criada pode ser usada durante uma cena, depois ela quebra ou fica inutilizável (sem energia). Para que ela possa ser usada novamente existem dois caminhos: gastar pontos de personagens e comprar o invento como se fosse do personagem; ou usar um ponto heróico e poder usar a invenção por mais uma cena.
DISPOSITIVOS IMPROVISADOS
Gastando um ponto heróico o personagem inventor pode improvisar um item.
Fórmula: Gasto de um ponto heróico, Teste de Ofício contra CD 15 + custo em pontos do item.
Tempo: 1 rodada por ponto usado na invenção.
Pode ser usado por um acena depois explode ou quebra.
RITUAIS MÁGICOS
São semelhantes a invenções, sendo que, o teste de projetos e o teste de construção são feitos com a perícia Conhecimento (arcano). O tempo do projeto é de 4 horas por ponto usado no ritual e sua execução demora 10 minutos por ponto.
INVENÇÕES MÁGICAS
São ainda mais semelhantes as invenções sendo as únicas diferenças o uso de Conhecimento (arcano) na fase de projetos, e um Ofício apropriado (artístico ou estrutural, provavelmente) na fase de contrução.
KENSON, Steve. Mutantes & Malfeitores. Tradutor Leonel Caldela. 2ªed. Porto Alegre: Jambô, 2008. (p.131)