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 Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo

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Ferraro
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MensagemAssunto: Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo   Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo EmptySeg Jan 25, 2010 4:28 pm

A Ficha do personagem está disponível na parte do perfil do usuário na aba chamada "MM sistema D20".

Lá haverá um botão "gerar ficha", basta clicar nele e aparecerá no seu perfil a ficha em branco para ser preenchida.

A ficha inicialmente ela é totalmente preenchivel e poderá ser modificada pelo jogador a qualquer hora, inicialmente, caso comece a dar problemas será restrita a possibilidade de modificá-la.

Abaixo a ficha por partes e uma breve explicação de seus campos.

Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo Ficha_10

Essa primeira parte da ficha é auto explicativa, onde fica a identificação do personagem.

* Nome - Geralmente o nome real do personagem, um nome normal;
* Identidade secreta ou nome de supers - Um nome para o super-herói, que pode ser sua identidade secreta ou apensa um nome fantasia;
* Grupo - caso já faça parte de um grupo de supers qual o nome dele ( vale lembrar que o grupo não é feito por npcs, um grupo é formado por jogadores e não pode ser meramente criado pelo jogador com npcs como integrantes);
* Gênero - Basta selecionar entre feminino e masculino;
* Idade - sugiro personagens jovens, pois, independente da idade todos serão heróis inciantes;
* Descrição - Algo como aparência, altura, peso, pode descrever o uniforme...mas a ficha possue um campo para upar uma imagem o que torna desnecessário a descrição do uniforme caso use;
* Nível de poder - Esse é o nível da campanha, definido pelo mestre e que ocasionam algumas restrições que serão vistas adiante, para o PBF o nível inicial de poder será 7 o que influencia o próximo campo;
* Pontos de poder (ou de personagem) - É a quantidade de pontos que se tem para construir o personagem distribuindo os pontos pela ficha, é calculado da seguinte forma 15 x o Nível de poder, ou seja para o PBF os personagens serão construídos com 105 pontos.


Última edição por Ferraro em Ter Jul 27, 2010 11:18 pm, editado 3 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo   Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo EmptySeg Jan 25, 2010 5:02 pm

Segunda parte da ficha.

Nessa parte já se começa a preencher com pontos de personagem.

Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo Ficha_12

*Habilidades - todo mundo começa com nível 10 em todas as habilidades podendo comprar mais níveis ao custo de 1 ponto de personagem por cada nível de Habilidade, podendo também ganhar pontos, 1 ponto para nível retirado de cada habilidade podendo deixar a habilidade em 0 e ganhar 10 pontos de personagens, mas isso possue efeitos e nem sempre é possível, veremos adiante.
As habilidade são:

Força (influencia diretamente no dano corpo-a-corpo bem como testes que envolvam força);

Destreza (Representa a agilidade e coordenação do personagem, influencia o salvamento reflexo e a iniciativa);

Constituição (representa a saúde do personagem, resistência a dano, recuperação de ferimentos);

Inteligência (representa o raciocínio e aprendizado, útil pra quem tem habilidade baseadas em inteligência);

Sabedoria ( é o bom senso, intuição e força de vontade do personagem);

Carisma (representa as habilidades sociais do personagem, liderança, aparência física).


ANOTANDO NA FICHA: Na ficha existem 4 campos para Habilidades:

Valor Total: Onde deve se anotar o valor somando tudo, nível normal de habilidade mais poderes e todas as outras coisas que o aumentem.

Valor Base: Aqui se deve anotar somente o nível da Habilidade puro, o que foi comprado com pontos

Valor Aumentado: campo para anotar os aumentos, por exemplo: um Poder de Aumento de Habilidade nível 5, então nesse campo se anota +5

Modifcador: basta seguir a tabela abaixo, para níveis de habilidade 10-11 modificador de 0, 12 já têm +1...


Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo Modficadores%20de%20Habilidades


Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo Refe%C%AAncia%20para%20Habilidades


* Salvamentos: são bônus aplicados a testes para reduzir a influência de algum tipo de ataque ou perigo sobre o personagem:

Resistência (capacidade de resistir a danos e ferimentos é igual ao bônus de consituição do perosnagem, só pode ser aumentado por feito ou poder);

Fortitude (capacidade de se livrar de doenças ou venenos, relacionado ao metabolismo e imunidade, é igual ao bônus de constituição e pode ser comprado mais níveis com pontos de personagens na razão de 1:1);

Reflexo (mede o reflexo, tempo de reação, usado para evitar ataques de área ou esquivar-se de ataques comuns, baseados nos bônus de destreza, pode ser aumentado com pontos de personagens na razão de 1:1);

Vontade (mede a capacidade de se livrar de dominações mentais, influências mentais, mede a autoconfiança, o poder de se livrar de tentações, baseado no bônus de sabedoria, também pode ser aumentado por pontos de personagem em 1:1)

ANOTANDO NA FICHA: temos 4 campos também

Bônus Base: anota-se o total do salvamento que foi comprado com pontos nesse campo

Modificadores de Habilidades: depende de cada tipo de salvamento, basta copiar o modificador da Habilidade em questão

Outros: Os solvamentos podem ter vários modificadores esse campo fica reservado para quem tiver algum desses

Total: Somam-se todos os campos e aqui fica o resultados


* Combate: geralmente as rolagens de combate se iniciam com um ataque, rola-se um d20 + bônus de ataque contra defesa do oponente, se resultado for igual ou maior o atacante acerta o alvo e pode gerar dano.

Bônus de ataque - é um calculo feito como bônus base de ataque + modificador de de tamanho + modificador variado - penalidade por distância. Alguns desses modificadores dependem de situação próprias do jogo e não são calculados inicialmente. O Bônus base de ataque é comprado na razão de 2 pontos de personagens pra 1 de bônus de ataque, só pode ir até um valor igual ao Nível de Poder.

Defesa - é a dificuldade que os outros possuem para acertar seu personagem, calculada da seguinte forma 10 + bônus de defesa + modificador de tamanho + modificadores variados.

Bônus de defesa - igual ao bônus de ataque é comprado na razão de 2:1, inicialmente é zero e pode ser comprado até o limite igual ao nível de poder. Isso é a capacidade passiva de defesa do perosnagem. A esse defesa ainda é adicionado o bônus de defesa ativa, a esquiva, que é calculada dividindo pela metade o bônus de defesa arredondado para baixo. Então, por exemplo, se alguém comprar bônus de defesa igual a +6 (12 pts) quando estiver em condições de esquivar-se terá uma defesa de 19 (10 + 6(bônus de defesa) + 3(esquiva, bônus de defesa/2).

Preencha o campo de base de ataque;

Danos para ataque corpo-a-corpo ("melee"), tive que usar expressão em inglês devido a falta de conhecimento em achar uma expressão em português ja que corpo-a-corpo não coube, o dano é o bônus de força geralmente, ese estiver usando uma arma ela também concede um bônus de dano;

Danos ataque a distância geralmente causados por arma com dano fixo;

* A iniciativa é o modificador de destreza + um d20 e algum bônus de variação. No campo da iniciativa preencha somente o primeiro quadrado com o modificador de destreza.


ANOTANDO NA FICHA:A parte de combate possui 4 campos...Total e Modificador 1, 2 e 3 - o principal é anotar o primeiro campo, na defesa é 10+ o bônus de defesa, no combate é só Bônus de combate, Iniciativa é o Bônus de Destreza e os danos dependem do ataque...os campos de modificadores preencha caso haja um Feito, um Poder, um Item que modifique esses bônus e caso some então anote a soma no campo Total.


Última edição por Ferraro em Qua Jul 28, 2010 8:25 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo   Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo EmptySeg Jan 25, 2010 8:19 pm

...a terceira parte irá pular a parte de condições de combate e fadiga isso será explicado melhor nas partes de dinâmica do jogo e regras.

Essa é uma das partes mais complexas da ficha.

Como Gerar a Ficha a no Fórum e o que significa cada Campo Ficha_13

* Feitos - são habilidades especiais, mas não são considerados poderes, são atos que vão além do limite humano, capacidades de realizar façanhas extraordinárias, custam 1 ponto por graduação em outro tópico será dada uma lista com explicações básicas sobre cada um;

* Poderes/dispositivo - esse com certeza é o campo que é o coração do jogo, nessa área será anotado os poderes do personagem, também será criado um tópico a parte já que podem causar confusão e causará pra quem não está acostumado com o sistema. Geralmente são comprados em graduações com custo variado para cada poder.

* Perícias - São habilidade aprendidas, misturam treino mais talento. As perícias são usadas da seginte forma D20 + graduação na perícia + modificador de habilidade + outros modificadores. O custo da perícia é de 1 ponto de poder por 4 graduações em perícias. Mais tarde eu irei postar uma relação de perícias, mas quem quiser relacionando as suas próprias só será necessário passarem para serem adequadas a uma devida habilidade.

* Desvantagens e complicações - para quem já joga RPG aqui estão as oportunidades de ganhar alguns pontinhos extras para a ficha escolhendo alguns pontos fracos para seus personagens (veja relação em tópico específico).

* Origem - Um breve histórico sobre a origem de seu personagem.

* Equipamento - será usada as regras de riqueza, porém inicialmente será permitido que os jogadores escolhem equipamentos inciais desde que tenham bom senso escolhendo ele.
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