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 Esforço Extra e Pontos Heróicos/Vilanescos

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Ferraro
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MensagemAssunto: Esforço Extra e Pontos Heróicos/Vilanescos   Esforço Extra e Pontos Heróicos/Vilanescos EmptyQui Jul 29, 2010 12:13 am

ESFORÇO EXTRA, PONTOS HERÓICOS E PONTOS VILANESCOS


ESFORÇO EXTRA

Por cima, são atos heróicos que superam as habilidades normais de um herói.

Com uma ação livre, uma vez por rodada, e ao custo de um nível de fadiga, o herói ganha um dos benefícios a seguir:

Bônus em teste: +2 em teste de habilidade, perícia ou poder...não conta para ataque.

Aumento da capacidade de carga: +5 de Força para determinar a capacidade de carga por uma rodada.

Aumento de poder: +2 na graduação de um poder por uma rodada; não se aplicam modificadores de poder e nem se aplica a poderes permanentes.

Façanha de poder: adiciona um feito de poder ou um poder alternativo, dura por uma cena ou até para de usar ele (desativar, trocar para outro poder). Não se aplica apoderes permanentes.

Força de vontade: uma jogada adicional de salvamento contra um poder de efeito duradouro como Controle Mental ou Nulificar, mesmo contra poderes de duração contínua.

Surto Heróico: ganha uma ação padrão ou uma de movimento a mais na rodada. Pode-se fazer, 1 ação completo e 1 padrão, 1 padrão e 2 de movimentos, ou qualquer outra combinação possível.

Na rodada seguinte ao uso do Esforço Extra o personagem sofre um nível de fadiga.



PONTO HERÓICOS

Talvez seja uma das melhores coisas do sistema de Mutantes e Malfeitores, funciona como uma moeda de jogo, através de atos heróicos, ou quando o mestre precisa fazer o vilão fugir, ou que os personagens sofram uma derrota súbita, ele premia os jogadores com pontos heróicos. Com esses pontos os heróis podem fazer façanhas incríveis e até alterar a trama dentro de certos parâmetros, como recuperar-se milagrosamente, fazer coisas surgirem que possam ajudar, exemplo, o herói está em queda livre e isso pode causar sua morte ele então gasta um ponto heróico para que haja um ante paro, algo que alivie sua queda condizente com a cena (não fica legal se fizer algo do tipo fazer aparecer o corpo de bombeiro do nada com uma cama elástica ou colchões de ar).

Todo mundo começa com 1 ponto heróico, eu pretendo dividir a narração em arcos, como se fosse um gibi mesmo, no início de cada arco todo ganha pelo menos 1 ponto heróico, quem estiver em ação antes mesmo do início por “n” motivos e já tiver pontos heróicos desconsidera isso.

O máximo de ponto heróicos que se pode ter é igual ao Nível de Poder, para personagens iniciantes é 7.

COMO USAR OS PONTOS HERÓICOS:

Melhorar a rolagem: permite repetir uma rolagem, caso o resultado seja igual ou menor a 10 é somado 10 na jogada. Deve ser feito antes do mestre anunciar o resultado da primeira jogada, ou seja antes do post no PBF que resolve a ação.

Feito Heróico: gasta 1 ponto heróico para ganhar um feito normal ou de poder, ficam restritos os feitos de fortuna. O feito adquirido deve ser um que o personagem seja capaz de usar, caso tenha pré-requisito o personagem deve ter o pré-requisito e assim por diante. Dura 1 rodada.

Esquiva: gastando 1 ponto heróico pode dobrar a esquiva por uma rodada, inclui os modificadores dela, e se tiver incapaz de esquivar pode-se usar para que seja possível a esquiva.

Contra-Ataque Instantâneo: Pode-se contra atacar um poder como uma reação.

Cancelar Fadiga: Reduz um nível de fadiga ou cancela seu ganho quando se for ganhar fadiga.

Recuperação: Como uma ação completa, gastando 1 ponto heróico é possível se fazer um teste recuperação imediatamente. Um herói em condição abatido necessita de duas rodadas. Se for usado para curar condições machucado ou ferido curar todos os pontos e não apenas um.

Escapar da Morte: gasto de 1 ponto heróico estabiliza o personagem na hora.

Inspiração: com o uso de 1 ponto heróico o jogador pode pedir uma dica, pista ou “ajudinha” do mestre. O mestre determina como vai ajudar.
Também é possível certas edições no cenário, utilizando-se o bom senso, para favorecer o personagem ou até o surgimento de um item que o jgador esqueceu ou normalmente não costuma carregar.


COMO GANHAR PONTOS HERÓICOS:

Contratempos: quando as coisas não saem como o herói quer ele pode ser recompensado com um ponto heróico...que não pode ser usado para anular o contratempo.
Complicações: são coisas negativas que surgem de características dos personagens ou suas desvantagens e que concede ao personagem um ponto heróico sempre que surgem, elas variam de personagem para personagem e são muitas. Exemplos: Ódio, Obsessão, Reputação, Rivalidade, Segredo, Temperamento, Vício, Inimigo, Fama Fobia, Honra.

Heroísmo: Através de atos realmente valorosos e altruísta ganha-se 1 ponto. O mestre que decide se é um ato realmente heróico.

Interpretação: Sempre que um jogador fizer diálogos semelhantes ao dos quadrinhos, que inspire ou faça rir os outros, ou faça uma descrição fantástica de seus atos ganah 1 ponto heróico.

Façanhas: Atos feitos de forma extraordinária do tipo que deixe todos fascinado, capaz de arrancar um “UAU!” ganha 1 ponto heróico. O famoso, “Caralho como que tu fizesse isso?!”

Intervenção do Mestre: quando o mestre “torce” as regras em favor dos vilões, causa coisas que interferem nos atos dos heróis sem que tenham a chance de se livrarem, mesmo sendo essencialmente de direito do mestre, isso concede 1 ponto aos heróis.


PONTOS VILANESCOS

Alguns atos dos personagens pode não ser condizente com a atitude de um verdadeiro herói, ou podem querer sair abusando de seus poderes...ou mesmo matando todo tipo de vilão, lembrando que heróis procuram ao máximo seguir as leis, com relação a legítima defesa, respeito as pessoas e tudo mais...

....por exemplo, um vilão se rende e mesmo o herói mata. Ou um vilão que não está atacando para matar e os heróis resolvem fazer dano letal na intenção de matar o vilão.

Todos esses tipo de atos de certa forma “hediondo” para um herói concede ao personagens pontos de vilania.

Cada ponto de vilania reduz em um os pontos heróicos máximo do personagem, por exemplo, personagens com Nível de Poder 7, podem ter o máximo de pontos heróicos igual a 7...mas caso ganhe um ponto de vilania ele fica com seu máximo de pontos heróicos igual a 6 e 1 de vilania...

...o uso do ponto de vilania acelera a queda do herói, retirando mais 1 ponto do máximo de ponto heróico e passando para ponto de vilania.

Quando zerar o máximo de ponto heróico a queda está completa e o herói age completamente como vilão, ou será visto e caçado como tal.

A recuperação dos níveis de pontos heróico se dá através de atos de heroísmo que o mestre achar suficiente para restaurar o nível perdido.

Já a volta de um herói que caiu na desgraça total provavelmente vai render uma “cruzada” para o personagem.
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