Ferraro Admin
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| Assunto: TESTES, ESCOLHENDO 1, 10 ou 20, e TIPOS DE ROLAGENS Qua Jul 28, 2010 8:55 pm | |
| TESTES, ESCOLHENDO 10 ou 20, e TIPOS DE ROLAGENS
Um teste representa a realização de uma tarefa num tempo limitado, ou numa situação de perigo. Quando a situação é menos exigente, você pode alcançar resultados mais confiáveis. A aplicação destas regras pode acelerar os testes sob circunstâncias rotineiras, diminuindo o número de rolagens que os jogadores precisam fazer.
ESCOLHER 1 Se o seu bônus total em um teste for igualou maior à CD menos 1, você será bem•sucedido a despeito do resultado do dado, mesmo sob pressão. Nesse caso, o mestre pode não exigir uma rolagem, e simplesmente assumir que você é bem-sucedido, já que a tarefa é um esforço trivial para alguém com as suas habilidades. Caso o teste tenha variados níveis de sucesso, assume-se que você obtém o mínimo possível (como se tivesse obtido 1 no dado). Você pode escolher fazer uma rolagem para alcançar um nível maior de sucesso, ou o mestre pode assumir um nível maior de sucesso, dependendo das circunstâncias
ESCOLHER 10 Quando você não está sob nenhuma pressão para realizar uma tarefa, pode escolher 10. Em vez de fazer a rolagem para o teste, calcule o resul tado como se você tivesse obtido um 10 no dado. Para muitas tarefas rotineiras, escolher 10 permite que você seja bem-sucedido automaticamente. Você não pode escolher 10 caso esteja sob pressão (como em uma situação de combate). O mestre decide quando este é o caso.
ESCOLHER 20 Quando você dispõe de tempo ii vontade e a tarefa não acarreta nenhuma penalidade em caso de falha, você pode escolher 20. Em vez de fazer a rolagem para o teste, calcule o seu resultado como se você tivesse obtido um 20 no dado. Isso significa que você continua tentando até conseguir, e leva um tempo igual a 20 vezes o tempo normal de um único teste Caso haja penalidades ou conseqüências por falhar no teste, como disparar um alarme ou escorregar e cair, você não pode escolher 20.
TESTES DE COMPARAÇÃO Em casos nos quais um teste é uma simples medida da habilidade de um personagem contra a do outro, sem que a sorte esteja envolvida, o personagem com o maior valor vence automaticamente. Da mesma forma como você não faria um "teste de altura" para ver quem é mais alto, você não precisa fazer um teste de Força para ver quem é mais forte. Quando dois personagens competem em uma queda-de-braço, por exemplo, o mais forte vence. Quando dois personagens apostam corrida, o mais rápido vence, e assim por diante. Note que isso não inclui o uso de esforço extra (veja a página 120) para aumentar temporariamente um valor de um personagem, o que pode afetar o resultado de um teste de comparação
AUXÍLIO Às vezes, os personagens trabalham juntos e se ajudam. Nesse caso, um personagem (normalmente aquele com O maior bônus é considerado o líder, e faz o teste normalmente, enquanto cada ajudante faz o mesmo teste contra CD 10. Um teste bem-sucedido fornece ao líder um bônus de +2. Para cada 10 pontos pelos quais o teste do ajudante superou a CD, aumente o bônus em + 1. Assim, um resultado de 20 a 29 fornece um Bônus de +3, 30 a 39 fornece +4, e assim por diante. Em muitos casos, ajuda externa não traz benefícios, ou apenas um número limitado de ajudantes pode auxiliar alguém ao mesmo tempo. O mestre limita a ajuda como achar melhor para a tarefa e as condições.
TIPOS DE TESTES Você usa três características para testes: pericias, habilidades e poderes
Teste de perícia: um teste de perícia determina o que você pode alcançar com uma perícia específica. É uma rolagem de d20 + suas graduações na perícia e o valor de habilidade chave da perícia contra uma Classe de Dificuldade. Testes de perícias às vezes possuem diferentes níveis de sucesso e falha, baseados na margem pela qual a sua rolagem total fica acima ou abaixo da CD. Por exemplo, se você falhar em um teste de Escalar, não progride na escalada. Caso falhe por 5 ou mais, você cai.
Teste de habilidade: um teste de habilidade é como um teste de perícia, mas mede a habilidade bruta, sem qualquer perícia, como força, vigor ou intelecto. É uma rolagem de d20 + seu modificador de habilidade contra uma Classe de Dificuldade. Testes de habilidades geralmente são tudo ou nada (você realiza a tarefa ou não), embora às vezes haja níveis de sucesso ou falha, como em testes de perícias. Tentar usar uma perícia destreinado (em outras palavras, sem graduações na perícia) é um teste de habilidade.
Teste de poder: um teste de poder utiliza um dos poderes do seu herói como modificador. t uma medida do que o seu herói pode fazer com esse poder. E uma rolagem de d20 + suas graduações no poder, que medem o quão forte o poder é, contra uma Classe de Dificuldade. Alguns poderes não exigem testes de poder, apenas funcionam automaticamente. Outros poderes têm alguns aspectos automáticos e outros que exigem testes.
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